Clube Do Inferno

O Clube do Inferno é uma sociedade de super-vilões da Marvel Comics1 . Foi criada como inimiga dos X-Men durante a fase escrita por Chris Claremont e John Byrne (este último era também o desenhista).

O Clube do Inferno foi inspirado numa sociedade secreta real do século XVIII (ver Clube do Inferno) e, principalmente, numa paródia dessa mesma sociedade apresentada no seriado inglês The Avengers.

Para a maioria das pessoas a sociedade parecia ser apenas um clube exclusivo frequentado por membros da elite de diversos países. Entretanto, seu círculo interno é formado por super-humanos (mutantes e outros) dedicados a acumular poder e influenciar a política global.

O grupo apareceu pela primeira vez durante o clássico arco de histórias que apresentava a Fênix Negra, voltando à cena várias outras vezes posteriormente e sendo parte importante da origem da equipe X-Factor e de personagens como Bishop.

Na sua primeira aparição o Clube era organizado numa hierarquia simbolizada pelas peças do xadrez, como Rei Negro, Rainha Negra e Rainha Branca. Mais tarde apareceram outros postos como Princesa Guerreira e Lorde Imperial.

O Clube do Inferno conta com a filiação de pessoas ricas e célebres nas cidades de Paris, Hong Kong, Nova York e Londres. Todas essas filiais se encontram sob o comando único do Lorde ou da Lady Imperial.

A filiação ao Clube pode se dar tanto por direito hereditário quanto por convite por merecimento. Vários heróis e vilões da Marvel, desde Tony Stark a Norman Osborn, já tiveram direito a se filiar. Alguns a aceitam com o mero intuito de se deliciar com as comodidades da instituição enquanto outros (mesmo os que não conhecem o caráter de seu Círculo Interno) se associam já pensando em usá-la como alavanca social.

É desconhecido da maioria dos membros o fato do Clube ser dirigido pelo Círculo Interno (anteriormente conhecido como Círculo dos Escolhidos). Aos poucos esse Círculo Interno foi sendo infiltrado por super-seres, principalmente mutantes.

Os X-Men foram surpreendidos em seu primeiro contato com o Clube, quando seus agentes foram enviados para subjugar a Fenix e acabaram sequestrando vários outros mutantes. Apesar de a princípio Jason Wyngarde, o Mestre Mental, ter conseguido controlar a mente da Fênix, a pressão que a mesma sofreu depois ao ser confrontada comCiclope levou-a a entrar em colapso, resultando na personalidade da Fênix Negra. O Clube foi então derrotado mas não destruído, retomando várias vezes suas atividades ilícitas. Ele continua atuando atualmente e, embora haja uma troca constante de membros causada por suas intrigas internas e confrontos com os X-Men, sua estrutura permanece quase inalterada, com praticamente os mesmos sistemas de postos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s